Pois é... a fase da manipulação é uma das mais importantes fases do brincar nos primeiros meses de vida.
Em torno dos 6 - 9 meses o bebé foca-se cada vez mais na exploração, através da manipulação, de tudo o que o rodeia. Desde as migalhas do pão, aos primeiros livros, até aos legos dos irmãos mais velhos!!!
Em contexto de natação adaptada e de terapia aquática os bebés começam por manipular de forma incessante a própria água e os materiais utilizados! O agarrar a água, os "esparguetes" e pranchas é uma constante. Este comportamento repetido permite ao bebé o aprimoramento do sistema táctil, proprioceptivo e visual reforçando substancialmente o controlo do membro superior e a optimização da coordenação óculo - manual.
Posteriormente começam a interessar-se também pelos brinquedos de manipulação disponíveis no espaço aquático, como as torres de argolas, os animais marinhos e domésticos, as peças de alimentação os puzzles de esponja, entre muitos outros.....
Esta riqueza de estímulos e oportunidades de exploração manual enriquece o desenvolvimento das competências motoras, perceptivas e cognitivas do bebé, que se torna cada vez mais crescido e hábil!
Sem comentários:
Enviar um comentário