terça-feira, 30 de julho de 2013

Promovendo os diversos dominios da saúde.... em cada pessoa!!!!!

Muitas vezes dizem-nos... as aulas de "correção postural" que fazes na piscina são sessões de movimento... 

É verdade que sim porque no decorrer da sessão realizamos exercícios e actividades que visam a mobilização dos vários segmentos corporais mas, na minha perspectiva, estas aulas são muito mais do que um conjunto de movimentos!!!!

Estas aulas são sessões terapêuticas que permitem aos seus utilizadores desenvolver capacidades físicas (amplitude movimento, força muscular, coordenação motora), cognitivas (atenção, velocidade de processamento da informação, compreensão e cumprimento de ordens complexas,  entre outros) e de comunicação / interacção que lhes permitem re-estruturar a sua postura face as actividades de lazer e de grupo e através destas ganhar capacidade para desempenhar de modo mais eficaz e com menor nível de dor as suas actividades diárias (desde a mobilidade, à higiene e até às actividades laborais). Há portanto uma verdadeira visão holistica da pessoa e uma intervenção centrada nas suas áreas prioritárias.

Para que tal seja possível as aulas são dinamizadas maioritariamente com actividade com carácter simbólico e que todas as fases são associadas a uma actividade diária especifica e significativa para os utilizadores. Assim é frequente realizarmos actividades de passagem de obstáculos, de dança, de construções de desenhos, de preparação de refeições, de idas às compras.
É também frequente priveligiarmos à adptação ao contexto em que desenvovlemos a intervenção e por isso priveligiarmos o deslocamento (vertical e horizontal) no meio aquático! Curiosamente, esta é uma abordagem com resultados muito positivos tanto ao nível da funcionalidade dos utilizadores, como na sua adaptação ao meio aquático como no feedback que nos dão!!!

Aqui ficam algumas imagens!!!!




sábado, 13 de julho de 2013

Artigo: Terapia Ocupacional no Meio Aquático: uma nova e promissora abordagem


Aqui fica a partilha de um artigo publicado pela Direção da APTO na revista Plural e Singular, acerca da intervenção no meio aquático.


http://issuu.com/pluralesingular/docs/plural_singular_03


O artigo referido encontra-se nas páginas 28 e 29. Boas leituras!

Evidencias da Terapia Aquática

         Momentos de discussão na Europa e Portugal 



Nos últimos meses têm acontecido vários momentos  de partilha e discussão no dominio  da Terapia Aquática, que tem contado com a presença de vários especialistas na área.


A nível internacional destacamos a realização da


1st European conference on evidence based aquatic therapy


(anunciada neste blogue em Outubro de 2012) que decorreu na Turquia no passado mês de Março. Poderá encontrar mais informações sobre os trabalhos apresentados em https://www.facebook.com/events/417713248263861/?fref=ts.



A nível nacional salientamos a organização (pelos Alunos do 4º ano de Fisioterapia da ESSUA e com o apoio cientifico da Liga Portuguesa de Terapia Aquática) do I Seminário de Terapia Aquática Baseada na Evidência.


Neste evento foram apresentados trabalhos que reflectiram a abordagem de diferentes áreas profissionais em populações distintas:

  • crianças com alterações de desenvolvimento;
  • grávidas; 
  • adultos com sequelas de patologia neurológica;
  • adultos com sequelas de patologia músculo esquelética;  
  • adultos com patologia vascular;
  • idosos.



Este seminário contou ainda com a presença de Johan Lambeck que moderou a primeira mesa do dia e que com as suas criticas potenciou o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional  de palestrantes e alunos.

Partilhamos aqui a comunicação apresentada, que reflecte 6 meses de terapia aquática com uma criança de 8 anos, com PEA.




Aguardando por comentários!!!