terça-feira, 17 de setembro de 2013

Construir objetivos para criar desafios ...

No inicio do ano lectivo deparamo-nos com um desafio: os utentes, com alterações crónicas, que voltam para mais um ano de trabalho em meio aquático!!!

Na realidade, devido às caracteristicas e necessidades destes utentes é comum continuarem durante anos, as vezes até décadas, na natação adaptada e na terapia aquática. Este é, sem dúvida, um indicador da satisfação do utente face à intervenção desenvolvida. No entanto, constitui simultaneamente um desafio para o profissional responsável pela abordagem...

Nesta situações facilmente se instala a rotina, pondendo haver dificuldade em delinear novos objetivos e aplicar métodos e estratégias diferenciadas para os alcançar. Esta realidade pode tornar-se um "ciclo vicioso" dificil de quebrar.... DIFICIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL!!!!!


Em primeiro lugar é fundamental avaliar e observar de novo o aluno, percebendo aspectos forte e aspectos a melhorar no seu desemepenho aquático e funcional, para depois analisar com o aluno as suas prioridades e objetivos enquadrando-os realisticamente nas suas capacidades.

Só depois de implementar estes dois passos, será possível o técnico delinear a proposta de objetivos para o ano letivo, que na minha opinião poderá seguir a metodologia SMART



e centrar-se em dois / três objetivos.  Nestes caso, em que há dificuldades marcadas ao nivel do desempenho aquático, se trabalharmos em simultaneo multiplos objetivos é frequente acabarmos por gerar  sobrecarga orgânica, confusão e  stress no aluno, o que irá influenciar negativamente o seu desempenho e evolução. 

Tendo então delineado e priorizado os objetivos de intervenção que novos métodos e estratégias motivacionais vamos priveligiar???? .........




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