O ruído que muitas vezes se faz sentir no espaço de piscina, o posicionamento do terapeuta face ao aluno (e vice versa) e o tamanho do grupo são factores fulcrais para a comunicação.
Sendo a comunicação um elemento chave para a relação e aprendizagem há algumas estratégias fundamentais que devem ser implementadas nas sessões de terapia aquática:
- definir claramente o objetivo da mensagem, antes de iniciar a sua transmissão. O terapeuta deverá definir previamente o que pretende partilhar e a forma como o quer fazer (por exemplo através de instrução verbal, através de modelação ou através de pictogramas);
- simplificar a mensagem apresentando-a de forma ajustada às capacidades do recetor. Pode também optar-se por transmitir a informação progressivamente à medida que comprovamos que o recetor compreende o conteúdo;
- sempre que há lugar à demonstração da mensagem o terapeuta deve assegurar-se que o movimento exemplificado é coerente com a instrução verbal, executando em espelho e respeitando a regar "tempo de terra vs. tempo de água";
- utilizar os canais comunicacionais mais eficazes, o que para além de incluir a associação da instrução verbal à demonstração, pode significar a utilização da facilitação prorpricetiva e tátil para aumentar e diversificar o input;
- tornar a mensagem motivadora / desafiante. Para tal é fundamental conhecer o perfil e interesses do destinatário. A partir dessa informação é possível ajustar o objetivo proposto e realizar analogias ou associação a situações que correspondam a aspetos valorizados pelo interlocutor.
Estas são algumas das muitas estratégias comunicacionaís passíveis de utilizar em terapia aquática.
Fica o desafio para a sua implementação & aguardo o feedback sobre a sua eficácia!
Fica o desafio para a sua implementação & aguardo o feedback sobre a sua eficácia!
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