terça-feira, 30 de julho de 2013

Promovendo os diversos dominios da saúde.... em cada pessoa!!!!!

Muitas vezes dizem-nos... as aulas de "correção postural" que fazes na piscina são sessões de movimento... 

É verdade que sim porque no decorrer da sessão realizamos exercícios e actividades que visam a mobilização dos vários segmentos corporais mas, na minha perspectiva, estas aulas são muito mais do que um conjunto de movimentos!!!!

Estas aulas são sessões terapêuticas que permitem aos seus utilizadores desenvolver capacidades físicas (amplitude movimento, força muscular, coordenação motora), cognitivas (atenção, velocidade de processamento da informação, compreensão e cumprimento de ordens complexas,  entre outros) e de comunicação / interacção que lhes permitem re-estruturar a sua postura face as actividades de lazer e de grupo e através destas ganhar capacidade para desempenhar de modo mais eficaz e com menor nível de dor as suas actividades diárias (desde a mobilidade, à higiene e até às actividades laborais). Há portanto uma verdadeira visão holistica da pessoa e uma intervenção centrada nas suas áreas prioritárias.

Para que tal seja possível as aulas são dinamizadas maioritariamente com actividade com carácter simbólico e que todas as fases são associadas a uma actividade diária especifica e significativa para os utilizadores. Assim é frequente realizarmos actividades de passagem de obstáculos, de dança, de construções de desenhos, de preparação de refeições, de idas às compras.
É também frequente priveligiarmos à adptação ao contexto em que desenvovlemos a intervenção e por isso priveligiarmos o deslocamento (vertical e horizontal) no meio aquático! Curiosamente, esta é uma abordagem com resultados muito positivos tanto ao nível da funcionalidade dos utilizadores, como na sua adaptação ao meio aquático como no feedback que nos dão!!!

Aqui ficam algumas imagens!!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário