sábado, 13 de julho de 2013

Evidencias da Terapia Aquática

         Momentos de discussão na Europa e Portugal 



Nos últimos meses têm acontecido vários momentos  de partilha e discussão no dominio  da Terapia Aquática, que tem contado com a presença de vários especialistas na área.


A nível internacional destacamos a realização da


1st European conference on evidence based aquatic therapy


(anunciada neste blogue em Outubro de 2012) que decorreu na Turquia no passado mês de Março. Poderá encontrar mais informações sobre os trabalhos apresentados em https://www.facebook.com/events/417713248263861/?fref=ts.



A nível nacional salientamos a organização (pelos Alunos do 4º ano de Fisioterapia da ESSUA e com o apoio cientifico da Liga Portuguesa de Terapia Aquática) do I Seminário de Terapia Aquática Baseada na Evidência.


Neste evento foram apresentados trabalhos que reflectiram a abordagem de diferentes áreas profissionais em populações distintas:

  • crianças com alterações de desenvolvimento;
  • grávidas; 
  • adultos com sequelas de patologia neurológica;
  • adultos com sequelas de patologia músculo esquelética;  
  • adultos com patologia vascular;
  • idosos.



Este seminário contou ainda com a presença de Johan Lambeck que moderou a primeira mesa do dia e que com as suas criticas potenciou o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional  de palestrantes e alunos.

Partilhamos aqui a comunicação apresentada, que reflecte 6 meses de terapia aquática com uma criança de 8 anos, com PEA.




Aguardando por comentários!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário