quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Brincar...

À medida que o bebé deixa de ser recém nascido e passa a estar mais horas acordado,  a sua principal ocupação, para além de conquistar os seus cuidadores, é... Brincar!!!!


Intuitiva e espontaneamente o bebé começa por brincar com o seu próprio corpo (muito visível pela exploração das mãos, pés e boca) e progressivamente brinca com outros objetos (lúdicos ou do quotidiano).
A participação crescente nesta ocupação tende a desenvolver-se de modo natural e harmonioso de forma a que muitas vezes não lhe atribuímos o devido contributo para o  desenvolvimento e aprendizagem.



É sem dúvida através do brincar, seja ele espontâneo ou facilitado pelo adulto, que o bebé adquire novas competências sensório motoras e também as fundações cognitivas que lhe vão permitir crescer de forma saudável.

Mas afinal que "tipos de brincar" existem? 

Como podemos estimula-los? 


Qual o contributo de cada um deles para o desenvolvimento? 


Qual o papel da brincadeira aquática espontânea para a aprendizagem?


Como se pode estimular esta ocupação em contexto de terapia aquática?




Estas e outras perguntas serão os tópicos para os próximos post's!

Sem comentários:

Enviar um comentário