Há uns tempos tive o privilégio de fazer (enquanto cliente) uma aula de hidroginástica de excelente qualidade!! Uma óptima energia, ritmo fabuloso, apelo à resolução de desafios e essencialmente muito movimento e deslocação nas diferentes profundidades da piscina. Obrigada à Profissional e Amiga Inês Figueiredo ;-)
Esta experiência levou-me, sem dúvida, a reflectir sobre o impacto que as propriedades da água tem no movimento, cognição e emoção humanas.
O fato da força da gravidade estar minimizada pela ação da força da impulsão confere uma liberdade na actividade motora inexistente em terra, possibilitando uma maior fluidez de movimento e experiências como a flutuação. Complementarmente a pressão hidrostática confere informação proprioceptiva em todos os planos do corpo submerso aumentando a consciência corporal e o tempo de ação - reação.
Analisando as duas propriedades fisicas referidas (força de impulsão e pressão hidrostática) na perspectiva da terapia aquática dirigida a crianças com patologia motoras, perpectivam-se que conjuntamente estas constituem uma mais valia possibilitando:
- maior quantidade de movimento;
- maior qualidade do movimento realizado;
- deslocações autónomas;
- experiências / posicionamentos únicos de movimento (flutuação, mergulho, entre outros);
- estimulação intensa de múltiplas vias sensoriais: visão, propriocepção, tactil, vestibular,....
Por constituírem, muitas vezes, experiências únicas para as crianças com alterações na mobilidade, este tipo de terapia estimula a libertação de neurotransmissores activadores, geradores de prazer e motivação como a endorfina e a acetilcolina.
Conjuntamente todos os fatores referidos constituem inputs e experiências fundamentais para estimular o processamento da informação e a tomada de decisão.
Assim considera-se que a Terapia Aquática é um veiculo de excelencia para promover a melhoria da funcionalidade e estimular a aprendizagem das crianças com dificuldades motoras!!!
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