terça-feira, 24 de janeiro de 2017

As primeiras formas de brincar ..... como acontecem na água???


As primeiras formas de brincar surgem em torno dos três - quatro meses quando o bebé já consegue controlar alguns dos movimentos do seu corpo. 



É nesta altura que surge o brincar exploratório, de carácter predominantemente sensorial. O Bebé tende  a explorar todas as modalidade sensoriais quer no seu corpo (com balbucio de diferentes sons, levando as mãos na boca,..... ) quer no meio envolvente (explora os brinquedos que lhe são disponibilizados  e tudo o resto que encontra, desde a roupa da cama, às almofadas do sofá, ao papel que embrulha os presentes de Natal!)


Há nesta fase uma riqueza e diversidade de experiências lúdicas fundamentais para o desenvolvimento. Nos bebés com alterações do desenvolvimento estas etapas  acontecem muitas vezes de forma diferente... mais tarde, com menor frequência e também  com menor eficácia. 


A intervenção em contexto aquático, quer em aulas de natação adaptada ou nas sessões de terapia aquática, constituem uma oportunidade para o bebé sentir de forma intensa o seu corpo (atuação  da pressão hidrostática e força de impulsão) com informação tátil, propriocetiva e vestibular constante e que lhe  vão permitir brincar com o corpo de forma única. 
As rotações de 360º, a estimulação de toda a região oral e  manual levam a que o bebé intuitivamente brinque com o seu corpo com maior facilidade e eficácia. 



Também a exploração do meio envolvente, nomeadamente dos brinquedos, acontece de forma dinâmica isto porque têm de sustentar menos peso  corporal, o que  permite ter uma maior eficácia motora. Assim muitas vezes interessam-se por brinquedos mais elaborados e que  permite alcançar competências mais evoluídas, proporcionando também maior prazer e sentido de eficácia na sua brincadeira ... aquática!!!


E a brincar, a brinca, que fase se seguirá????

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Brincar...

À medida que o bebé deixa de ser recém nascido e passa a estar mais horas acordado,  a sua principal ocupação, para além de conquistar os seus cuidadores, é... Brincar!!!!


Intuitiva e espontaneamente o bebé começa por brincar com o seu próprio corpo (muito visível pela exploração das mãos, pés e boca) e progressivamente brinca com outros objetos (lúdicos ou do quotidiano).
A participação crescente nesta ocupação tende a desenvolver-se de modo natural e harmonioso de forma a que muitas vezes não lhe atribuímos o devido contributo para o  desenvolvimento e aprendizagem.



É sem dúvida através do brincar, seja ele espontâneo ou facilitado pelo adulto, que o bebé adquire novas competências sensório motoras e também as fundações cognitivas que lhe vão permitir crescer de forma saudável.

Mas afinal que "tipos de brincar" existem? 

Como podemos estimula-los? 


Qual o contributo de cada um deles para o desenvolvimento? 


Qual o papel da brincadeira aquática espontânea para a aprendizagem?


Como se pode estimular esta ocupação em contexto de terapia aquática?




Estas e outras perguntas serão os tópicos para os próximos post's!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Investigação - Caracterização em Portugal da intervenção da Terapia Ocupacional em Meio Aquático

Bom dia Colegas,

a pedido da colega Denise Gomes envio em baixo pedido de colaboração para a investigação

Caracterização em Portugal da intervenção da Terapia Ocupacional em Meio Aquático

Até breve

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Bom dia Caros Colegas

Sou Terapeuta Ocupacional, e estou a desenvolver uma investigação no âmbito da Terapia Ocupacional, sobre a intervenção em meio aquático (em contexto de piscina),  com o propósito de dar continuidade ao projecto que desenvolvi no curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional.

Desta forma, solicito a colaboração dos Terapeutas Ocupacionais para que respondam ao questionário “Caracterização em Portugal da intervenção da Terapia Ocupacional em Meio Aquático”.
Importa informar que o questionário é direccionado a Terapeutas Ocupacionais, que estejam actualmente a intervir no meio aquático (intervenção directa, supervisão ou formação).

Para tal, basta o preenchimento do questionário no link abaixo indicado.

Todos os dados obtidos através desta investigação são para fins científicos, só terão validade e poderão ser utilizados futuramente por outros colegas se forem representativos da intervenção dos Terapeutas Ocupacionais no meio aquático no nosso país.

O prazo de participação é até ás 24h até 28 de Fevereiro de 2017.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade
Cumprimentos
Denise Gomes, Terapeuta Ocupacional

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Atividades aquáticas adaptadas


A preparação de cada formação  é um desafio: por ser única, por ser construída a pensar naqueles que a vão realizar e por ser uma oportunidade de maturar a intervenção prática com a mais recente evidência cientifica.


Esta é uma foto que demonstra precisamente uma parte do processo que está a ser desenvolvido para a formação de Atividades aquáticas adaptadas nas alterações do neurodesenvolvimento em crianças e jovens!!!



Atividades Aquáticas - Brincar - Jogo - Adaptação ao Meio Aquático 
- O que fazer?
- Como fazer?
- Quais as estratégias?
- Como implementar com as crianças e jovens?