terça-feira, 18 de novembro de 2014

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Investigação - Quantificar e Caracterizar a Intervenção da Terapia Ocupacional em Meio Aquático

Boa noite colegas,

aqui deixo novo pedido de participação da aluna Denise Gomes na sua investigação.


Sou Denise Gomes, aluna do 4ºAno da Licenciatura de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Beja. No âmbito da Unidade Curricular – Projetos em Terapia Ocupacional II, estou a elaborar um projeto de investigação que tem como principais objetivos identificar o número de Terapeutas Ocupacionais a intervirem em meio aquático em Portugal e caracterizar componentes inerentes à prática da Terapia Ocupacional neste contexto.

Solicito a colaboração dos Terapeutas Ocupacionais que ainda não responderam ao questionário “Quantificar e Caracterizar a Intervenção da Terapia Ocupacional em Meio Aquático”, que o façam.

Para tal, basta o preenchimento do questionário no link abaixo indicado.

Saliento que os dados obtidos através desta investigação, só terão validade e poderão ser utilizados futuramente por outros colegas se forem representativos da intervenção dos Terapeutas Ocupacionais no meio aquático no nosso país.

Por esse motivo  o prazo de participação foi ampliado até ás 24h de 26 de Novembro de 2014.

domingo, 26 de outubro de 2014

Novo equipamento!


Quem me me conhece sabe que adoro fatos de banho e toucas e é verdade que no último ano tenho andado um pouco saturada dos modelos convencionais... sempre as mesmas marcas, os mesmos modelos, as mesmas cores.... 

Pois bem, recebi um presente que adorei! Este confortável fato de banho, preparado para uma utilização intensiva e  cheio de cor!  



Obrigada mãe da  Sónia! Vamos usá-lo e dar mais energia  às sessões de terapia aquática!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pós Graduação Re Habilitar no Meio Aquático

Para os interessados aqui fica a informação sobre a Pós Graduação de Terapia Aquática organizada pela ESSA.



Sou suspeita, mas parece-me que está muito bem estruturada (abrange desde as propriedades da água, às técnicas de intervenção e à abordagem especifica com diferentes populações, entre outros) e que conta com um óptimo painel de formadores.

As candidaturas terminam já a 15 de novembro!

domingo, 5 de outubro de 2014

Transição para classe regular... uma experiência gratificante!

Este é o percurso de um menino que acompanhei na piscina durante dois anos letivos e que tem como diagnóstico clinico perturbação do espectro do autismo.


Na verdade, quem acompanha  este blog já conhece uma parte desta "história".... ( post de 03.agosto.13).

Iniciou terapia aquática, em contexto individual em Setembro de 2012. No inicio era uma criança enigmática... em alguns periodos demonstrava prazer em estar na piscina e queria correr dentro de água, mas no momento seguinte ficava apreensivo e tentatava fugir... O som vindo das outras aulas, os salpicos na cara, as tarefas mais estruturadas, a zona profunda da piscina eram desafios com os quais o D. tinha muita dificuldade em lidar. 
Para os menos atentos (ou sem formação em terapia aquática) poderia-se pensar que seria um menino que não tinha grandes hipóteses de evoluir.... Felizmente, nesta criança os pais acreditaram na intervenção, deram tempo para haver mudanças positivas, estimularam o D.  no seu  dia -a -dia e deram sempre um feedback próximo...  Eu  tentei perceber o comportamento, desempenho e interesses do D. e ele... senitu-se seguro, confiou, envolveu-se e superou dificuldades, aula após aula!

Demoramos meses para alcançar etapas que podem parecer muito simples como o tolerar os salpicos da água na cara, o mergulhar ou o conseguir estar na piscina em zona de maior profundidade... Demoramos muito, mas conseguimos também que adquirisse a autonomia no movimento de deitar e levantar em segurança, dentro de água!

Para além da evolução gradual ao nível da adaptação ao meio aquático começou a haver também uma mudança ao nivel comportamental.... Mais e maiores períodos de estabilidade, com mais facilidade em manter a atenção na instrução dada, maior interesse e capacidade de reproduzir a demonstração do adulto, mais curiosidade em ver e imitar o que os alunos de outras aulas estão a fazer!!!

Estas foram evoluções muito importantes e que me levaram a pensar... porque não tentar a integração numa aula regular???

Neste caminho o  Professor  Nuno Ventura teve um papel muito importante: com a sua natural aptência para interagir com o D., de perceber as suas necessidades e interesses, permitiu  que em diversos momentos o D. realizasse uma parte das atividades da aula regular que dirigia. Na minha opinião esta foi uma das etapas fulcrais! O D. sentiu que poderia estar com outras crianças e adultos na piscina, ganhou autonomia em relação a mim e começou a seguir as instruções mesmo quando vindas de outro "lider"!

Outros colegas, a quem pedi ajuda / opinião ao longo deste percurso foram também importantes para melhorar a intervenção ....  a Professora Inês Figueiredo (com a partilha de informação sobre feedback's e a sua utilização diferenciada), o Professor Rui Santos (com as sugestões para melhorar a qualidade do batimento de pernas).

E foi assim que gradualamente me pareceu que poderiamos apostar na integração numa aula regular em que:

as outras crianças funcionam como modelos positivos,



o professor pode dar um feedback e orientação no sentido de melhorar a qualidade de movimento e da adaptação ao meio aquático
 
 
 
 
o D. será desafiado a ajustar o seu comportamento face às exigências da aula. 


Esta  tarefa está agora a ser desenvolvida pelo Professor Beto!

Este foi um menino que me desafiou a reflectir sobre muitos aspectos....a importância da terapia aquática, o contributo diferencial do trabalho em equipa e das possibilidades da integração em aula regular.

Na terapia aquática continuarei a trabalhar com outras crianças e para o D. desejo óptimos mergulhos e batimentos de pernas muito integrados!!!


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Projeto de Investigação

Colegas,

partilho aqui um pedido, de uma aluna finalista da Licenciatura em Terapia Ocupacional do Instituto Politecnico de Beja.

Sou a Denise Gomes, aluna do 4ºAno da Licenciatura de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Beja, e venho relembrar o meu pedido de colaboração no projeto de investigação que estou a elaborar. Este tem como principais objetivos identificar o número de Terapeutas Ocupacionais a intervirem em meio aquático em Portugal e caraterizar componentes inerentes à prática da Terapia Ocupacional neste contexto.

Para tal, solicito e agradeço desde já, a todos Terapeutas Ocupacionais que intervêm ATUALMENTE em meio aquático com fins terapêuticos, o preenchimento do questionário no link abaixo indicado.

Saliento que os dados obtidos através desta investigação, só terão validade e poderão ser utilizados futuramente por outros colegas se forem representativos da intervenção dos Terapeutas Ocupacionais no meio aquático no nosso país. Por esse motivo o prazo de participação foi ampliado até ás 24h de 30 de Setembro de 2014.

Peço, por favor que responda com o maior rigor possível às questões que irão ser apresentadas. Gostaria também de reforçar que os dados obtidos através deste questionário serão para fins académicos.

https://docs.google.com/forms/d/1F2VSiDCXQJYd26WVBOyr0_nWsII_XBnQ-fc35YhAKYk/viewform?usp=send_form
Com os melhores cumprimentos

Denise Gomes

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Nova época: energias renovadas para a intervenção e formação

Após o período de férias regressamos à intervenção  na piscina!

E que bem que soube encontrar "miudos e graúdos" motivadas e empenhados em continuar o seu processo de reabilitação na água!

Nesta época pretendo continuar a desenvolver a intervenção directa em terapia aquática, promovendo o desenvolvimento e saúde dos utilizadores e também contribuir para a formação nesta área terapêutica. Neste dominio é com enorme prazer que convosco partilho um projeto que há muito vinha a ser preparado:


organizado pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Esta formação será constituida por 5 módulos independentes ( teoria subjacente à utilização do meio aquático como forma de intervenção,
técnicas terapêuticas de intervenção no meio aquático, intervenção com populações específicas, comunicação e liderança e estudo de caso), em que se pretende que o rigor da informação teórica e prática seja uma constante. Atendendo à tipologia da Pós graduação a prática  simulada e directa serão estratégias a implementar com frequência.

Contamos dentro em breve poder divulgar mais novidades sobre este e outros projectos!

Bons mergulhos e uma optima época de trabalho e estudo!

sábado, 2 de agosto de 2014

BOAS FÉRIAS


Este foi um "ano lectivo" cheio de trabalho, formações e desafios aquáticos.

Nem sempre consegui estar tão presente no blogue como desejava, mas  penso que por bons motivos! 

A verdade é que estive envolvida a 100%  na intervenção directa em terapia aquática. Nesta fase de re-avaliações constato que esse envolvimento se reflectiu na evolução dos "miúdos e graúdos" que acompanho. A maioria evidenciou uma evolução muito positiva ao nível do seu quadro de saúde e desenvolvimento, o que é o principal objectivo de qualquer Terapeuta Ocupacional.

Também é verdade que nesta fase final do ano estive envolvida na preparação de novos projectos e desafios aquáticos que conto apresentar no próximo mês!

Até lá....






sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tudo preparado para o curso!



O trabalho de casa, para o curso (Halliwick - Aquatic therapy adavanced in pediatrics) está feito! Artigos lidos e reflexões desenvolvidas!



Tendo por base algumas das conclusões do artigo citado,  aqui deixo as minhas reflexões em forma de perguntas:


- estaremos nós, em portugal, a intervir com base no novo paradigma de cuidados de saúde: centrados no individuo, na sua funcionalidade e na promoção da sua plena integração na sociedade?

- valorizamos a abordagem lúdica como promotora de um melhor  (e maior) envolvimento na terapia aquática contribuindo?

- contribuímos com a abordagem para a formação de emoções positivas e melhores perfis de saúde nos nossos clientes? 

- e por fim....adoptamos estas medidas de modo consciente, programado e activo ou  fazemo-lo de modo casual e esporádico???



E vocês o que pensam sobre isto?

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Halliwick - Aquatic Therapy Advanced in Pediatrics



Em contagem decrescente para a formação.....





Logo partilho as novidades!!!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

XVII ENETO - Workshop: Terapia Ocupacional no Meio Aquático

Foi com imenso prazer que no passado dia 12 de Abril estive em Beja, com o colega Gonçalo Carreteiro, a dinamizar um workshop sobre a intervenção da terapia ocupacional no meio aquático.


Neste workshop optamos por clarificar o processo de adaptação ao meio aquático trabalhando cada um dos elementos que o constituem. A apresentação e discussão de  estratégias práticas a implementar com algumas das populações com que o terapeuta ocupacional pode trabalhar foi também  uma constante!

Aqui fica a partilha do resumo teórico  bem como algumas das fotos do workshop.




Por fim gostaria de agradecer à comissão organizadora do XVII não só pelo convite, mas também pelo cuidado na nossa recepção. Muito Obrigada!




É UM ORGULHO TER NESTES ALUNOS FUTUROS COLEGAS!! 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

6 de Abril - Dia Mundial da Actividade Fisica























Neste que foi o Dia Mundial da Actividade Física não podia deixar de expressar a minha opinião acerca da importância da adaptação das actividades aquáticas para uma participação ocupacional mais equilibrada.


Muitas das crianças e jovens com alterações de desenvolvimento, não tem possibilidade de se envolverem, com outras crianças,  em actividades físicas (desenvolvidas em contexto terrestre)  o que acentua, ainda mais, as diferenças de participação face aos seus pares, as suas dificuldades em outras áreas de ocupação, e a diferença face ao que é socialmente esperado / valorizado para a sua faixa etária.

Conhecendo as características físicas da água e as suas implicações no movimento e participação humana, a dinamização de actividades aquáticas adaptadas às características e necessidades destas crianças é um valioso setting de intervenção em que é possível proporcionar actividade física promotora:



do desenvolvimento
da aprendizagem 

da participação ocupacional
da interacção com os pares


de prazer e diversão




domingo, 23 de março de 2014

Halliwick Aquatic Therapy Advanced in Pediatrics

Nem sempre é fácil tomar a decisão de frequentar uma formação nos tempos que correm...

Custo da inscrição, viagem, alojamento, horas que deixamos de trabalhar, horas pessoais e de lazer de que abdicamos... Por esses e outros motivos reflecti antes de me inscrever na formação Halliwick Aquatic Therapy Advanced in Pediatrics que decorrerá em Madrid no próximo mês de Abril.

A verdade é que esta semana senti que tinha tomado a decisão correcta... Abri o e-mail e, a um mês da formação, já recebi artigos, materiais de trabalho, sites para consultar....!!!!




Apesar do esforço que tal exigirá, vamos a isto!!!  Assim faz muito mais sentido!

quinta-feira, 20 de março de 2014

2 nd European Conference on Evidence Based Aquatic Therapy

Pois é o tempo voa!!!!

Já foi lançada a 2ª Conferencia Europeia em Pratica Baseada na Evidencia na Terapia Aquática!



Será em abril de 2015 e as propostas de comunicações poderão ser submetidas até setembro de 2014.

A Conferencia decorrerá em Leuven (Bélgica) associado à KULeuven, Faculty of Kinesiology and Rehabilitation Sciences , em que existe um complexo desportivo e aquático de última geração.
Tenho a certeza que estas condições físicas associadas à excelente organização irá resultar numa óptima conferencia!

Para os interessados aqui fica o link da conferencia

http://www.aqua-leuven2015.be/

Vemo-nos lá?!?

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Workshop: GRÁVIDAS NO MEIO AQUÁTICO - MÉTODOS E TÉCNICAS

Para os interessados na área aqui fica a informação:

O Centro de Estudos Fitness está a organizar um workshop sobre métodos e técnicas de intervenção com grávidas em contexto aquático.

Este evento decorrerá em Lisboa no dia 16 de Março.

Para os interessados consultar o link:

Centro de Estudos Fitness



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Natação & Patologia de Coluna: É possível a combinação?

Claro que sim!

e foi esse o motivo que me levou a deixar, em conjunto com um colega da área da natação, algumas sugestões!

O artigo está publicado no proactiveproject e convido-vos a ver o site!





O que acham? Concordam com as dicas partilhadas? E que sugestões para melhorar?

domingo, 12 de janeiro de 2014

Natação Adaptada na Patologia Neuromotora

No próximo dia 2 de fevereiro irá realizar-se a 2ª Edição do workshop 


NATAÇÃO ADAPTADA NA PATOLOGIA NEUROMOTORA 




Os interessados poderão encontrar mais informações em:


http://www.cefitness.com/plano_formacao.php

ou através do 965 768 204.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Atividades funcionais na terapia aquática

Porque uma imagem vale mais do que mil palavras aqui ficam fotos de uma das atividades funcionais que temos vindo a desenvolver:

ARRUMAR ARMÁRIOS



Visualizam as semelhanças com os movimentos funcionais realizados em terra???



Durante a realização destas atividades,  nas aulas de terapia aquática, realizam-se movimentos funcionais semelhantes aos utilizados  em terra havendo no entanto diminuição do peso sustentado pela pessoa, devido à actuação da força de impulsão. 
Esta propriedade da agua em conjunto com a pressão hidrostatstica, estimula a consciência corporal com ativação motora dos grupos musculares exigidos para cada atividade.
Salienta-se que a realização da atividade é sempre acompanhada de explicação e salientada a semelhança com as ocupações diária, havendo assim passagem da informação de higiene postural

Próximas atividades: estender e apanhar a roupa & passar a ferro!!!!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Atividade funcionais no meio aquático: porquê & como?

Sabemos, desde há muito, que o desuso contribui para a disfunção. 

Este é um  problema típico nas pessoas que tem, num dado momento, uma alteração de saúde (do foro neurológico ou músculo esquelético) e que se vem impossibilitadas de continuar a realizar as suas actividades da vida diária e laborais.

Com estas pessoas o terapeuta ocupacional trabalha no sentido de melhorar competências de desempenho e / ou adaptar a actividade para que a privação ocupacional seja minimizada.


E no meio aquático, como podemos fazê-lo?
Na sua intervenção em terapia aquática, o terapeuta ocupacional, para além de trabalhar directamente funções do corpo e competências de desempenho (como a força, a coordenação global e óculo motora, a amplitude de movimento, o alinhamento postural) poderá dinamizar actividades semelhantes aquelas em que a pessoa tem dificuldade e são para si significativas.

Deste modo, tendo a minimização da acção da força da gravidade a facilitar o desempenho da actividade, é possível à pessoa com alterações de saúde continuar a dar informação ao seu cérebro sobre o desempenho das actividades da vida diária e continuar a realizar a acção motora inerente às mesmas.

Mas como fazê-lo?

.... É o que iremos ver em próximos posts!!!