sábado, 30 de março de 2013

Formação - Atividades Aquáticas Adaptadas

Aqui ficam algumas imagens da Formação de Atividades Aquáticas Adaptadas, organizada pelo Centro de Estudos Fitness.





Um excelente grupo, em que cada formando deu o seu contributo para o crescimento de todos!!


E a prática com utentes foi uma realidade :-)



Boa sorte & até à próxima!!



quarta-feira, 27 de março de 2013

Terapia Ocupacional no Meio Aquático: uma abordagem funcional

Nota: fotografias realizadas na Piscina Municipal de Odivelas
               

Como fazer uma sopa na piscina?!?


Tradicionalmente a hidroterapia promove a "cure pela água" recorrendo a exercícios predominantemente estáticos que visa, a reabilitação de competências, como a amplitude de movimento ou força muscular. Mas que ganhos funcionais têm os utentes com esta abordagem??? Qual o impacto na sua qualidade de vida???

Nos últimos anos e com o ênfase dado pela OMS na relação entre a funcionalidade do individuo e a sua  saúde, a abordagem terapêutica em contexto aquático tem vindo a mudar progressivamente.

Os terapeutas ocupacionais que trabalham neste setting incluem na sua intervenção a adaptação ao meio aquático e as competências de desempenho (força, amplitude, coordenação, planeamento motor, velocidade de processamento, capacidade de resolução de problemas, ...) tendo em vista a realização das actividades diárias da  pessoa em processo de reabilitação.

Para que haja um efectivo ganho funcional e aumento da qualidade de vida é frequente realizarem-se, em piscina, atividades similares às várias actividades realizadas no dia a dia dos clientes! Esta abordagem  permite melhorar competências de desempenho e simular (treinando quando necessário),  a realização da própria actividade.


Nota: fotografias realizadas na Piscina Municipal de Odivelas 


Por exemplo, num grupo de senhoras com patologia da coluna vertebral há inevitavelmente compromisso ao nível da realização das actividades instrumentais da vida diária (AIVD's) sendo frequente as dificuldades ao nível da preparação de refeições. Então porque não confecionar uma sopa?!?
Para tal as utentes tem de ir às compras, seleccionar os ingredientes, colocá-los nos sacos, transportá-los, lavá-los,  prepará-los e por fim lança-los para a panela, para que o fogão finalize este processo de confecção!!!!

A realização desta atividade em contexto de piscina permite diminuir a dor, fortalecer os principais grupos musculares, ensinar estratégias de protecção articular e gestão de tempo, aumentar a capacidade práxica, o que melhorará a  capacidade de realizar as atividades do dia - a - dia com claros benefícios ao nível da qualidade de vida dos clientes.