Muitas vezes nos perguntam mas....
... qual é o beneficio do meu filho ir para a piscina?
.... que relação existe entre o que a criança realiza
na água e as suas tarefas no dia - a - dia, em terra?
na água e as suas tarefas no dia - a - dia, em terra?
Nem sempre a resposta é assim tão clara e objectiva.... até porque existem variadíssimas "correntes" e perspectivas!!!
Pessoalmente acho que é muito importante salientar que antes de mais as crianças com alterações de desenvolvimento são ... CRIANÇAS!!! Por isso mesmo precisam, tal como todas as outras, de experiências lúdicas e estruturadas.
Quando estas experiências se constituem como vivências gratificantes e promotoras do desenvolvimento de competências sensório - motoras e cognitivas, de modo fluído e agradável, tanto melhor!!!
Simultâneamente devemos lembrar - mo - nos das caracteristicas mecânicas e térmicas especificas do meio aquático (diminuição da acção de gravidade, pressão hidroestática, turbulência, temperatura da água, ...) que o transformam num potenciador do desenvolvimento motor e cognitivo, na medida em que facilita o movimento, dá um feedback preciso da acção motora realizada, aumenta o tempo de acção - reacção e coloca à criança desafios únicos levando-a a criar novas estratégias de resolução de problemas.
Paralelamente tenho a firme convicção de que as novas experiências motoras realizadas no meio aquático conjuntamente com o feedback positivo delas resultantes estimulam a neuroplasticidade, catalisam a maturação cerebral e fomentam a auto - estima.
Apesar de não ser muito recente, o artigo escrito por Langeorfer S.
Children's Movement in the water: a developmental and environmental perspective
veio reforçar a convicção de que existem factores que se assumem como determinantes para a rentabilidade do trabalho desenvolvido, nomeadamente:
- Condições da Piscina: condições acústicas, profundidade, temperatura;
- Contributo da experiência positiva no amadurecimento cerebral;
- Adequabilidade do processo de avaliação face à população alvo e tendo em vista o ajuste continuo das metodologias de intervenção utilizadas;
- Impacto da dinâmica da sessão ( Comando Vs. Descoberta Guiada Vs. Exploração) na aprendizagem e desenvolvimento da criança;
- Mais - valia do ensino / re - habilitação pela metodologia da " Descoberta Guiada".
Assim e voltando à questão inicial proponho responder aos país:
No Meio Aquático, o seu filho irá ter a possibilidade de desenvolver, de forma consistente e tendo por base uma abordagem lúdica, as suas capacidades motoras, cognitivas e de comunicação, melhorando não só a adaptação ao meio aquático como a aprendizagem e autonomia no seu dia - a - dia.